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terça-feira, 7 de maio de 2013

DIREÇÃO ESCOLAR UM CASO A SE PENSAR!


"...se não todos, mas 99% dos diretores são colocados por “cara” e acordos fechados em período eleitoral"


A muito tempo se procura melhorias para a educação brasileira, digamos que esse assunto é enfatizado diariamente por educadores, especialistas em educação e estudantes, mas hoje parei e pensei a nível regional, como se fazer uma boa educação se algumas pessoas acham que do jeito que se apresenta a atual situação, está perfeito.

Pegaremos casos específicos de desprezo educacional no Brasil e em especial em nossa região , a DIREÇÃO ESCOLAR por exemplo, cargo que convenhamos já deveria ser conquistado por mérito e desempenho dentro da comunidade escolar, já que o cargo de DIRETOR deveria ser um cargo de confiança da comunidade e com a participação dela ser concedido, ainda é posto e imposto por muitas pessoas (na maioria educadores) como acordos políticos que não deixam de ser maneiras de extraviar recursos educacionais e de abandonarem de fato a educação.


Será que eu como educador ou cidadão ao receber ou até mesmo apresentar essa proposta de “troca de favores” aos aspirantes a prefeitos e secretários de educação, não estou dizendo que é melhor continuar do jeito que está? Com diretores incapacitados, diretores na maioria das vezes avessos ao bom senso administrativo e ao espirito de liderança, hoje levanto essa questão e posso dizer a todos que muitos vão dizer fundamentando-se na síndrome da gabriela(eu nasci assim, eu creci assim, vou ser sempre assim)  que essa é uma questão delicada e que não deve ser apontada ou discutida, mas sinceramente isso é delicado para os que se beneficiam com esse tipo prática imunda que joga por terra os princípios de um sociedade que se diz democrática, onde o poder deveria emanar do povo (comunidade). 

Mas como no Brasil "Diretor" ocupa um cargo de confiança, muitos maus gestores e maus educadores aproveitam-se para usarem a direção escolar como "cabide de emprego" pressupondo a falta de critérios claros e sérios para a ocupação desse importantissimo cargo educacional.

No final de tudo se analisarmos as escolas regionais veremos que essa situação é presente e que se não todos, mas 99% dos diretores são colocados por “cara” e acordos fechados em período eleitoral, mas hoje com a necessidade gritande de termos uma educação de fato compromissada por todos, os gestores públicos já são obrigados a desenvolver e garantir "regras claras" para nomeação e exoneração dos diretores, onde o mérito e o desempenho devem ser critérios de suma importância nesse processo de escolha.





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