Postagem em destaque

Vamos fazer pilates?

Em Maracaçumé está funcionando o mais atual e eficaz método de tratamento para quem sofre de problemas de coluna ou procura melhorar sua ...

quinta-feira, 9 de maio de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO FAZENDO AS COISAS FUNCIONAREM EM GOV. NUNES FREIRE

Decisão garante construção de matadouro em Gov. Nunes Freire

Desde 2003, animais são abatidos em locais inadequados.
Em caso de desobediência, município pode pagar multa diária de R$ 1 mil.


A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça determinou, no dia 22 de abril, em decisão liminar, que o Município de Governador Nunes Freire, que fica a 446 km de São Luís, construa, no prazo de 90 dias, o matadouro público da cidade, dentro dos padrões exigidos pelo Decreto nº 17109/99 e Lei nº 7.386/99. Em caso de desobediência, está prevista uma multa diária de R$ 1 mil.

A decisão proferida pela juíza Raquel Araújo Castro Teles de Menezes atende à Ação Civil Pública ajuizada, em 2003, pela Promotoria de Justiça da Comarca de Governador Nunes Freire.
Na manifestação, o MPMA aponta a inexistência de matadouro público no município. Desde 2003, os animais são abatidos em locais inadequados, sem qualquer controle de higiene ou fiscalização sanitária, sendo o lixão da cidade utilizado algumas vezes como matadouro. Devido à falta de condições apropriadas, as vísceras são deixadas a céu aberto.
Antes de ajuizar a ação, a Promotoria propôs ao município, por meio de ofícios, Recomendação e Termo de Ajustamento de Conduta, a construção de um matadouro, mas nenhuma resposta foi dada.
Em 2011, uma audiência foi realizada, na qual foi concedido um prazo de 30 dias, pleiteado pelo município, para a prefeitura apresentar o contrato de compra e venda do terreno destinado à construção do matadouro, bem como o projeto de construção e viabilização do estabelecimento. No entanto, posteriormente o município alegou falta de recursos para a construção do prédio.
Sobre o assunto a juíza Raquel Teles de Menezes afirmou na decisão: “Constata-se que o abate de animais neste município, nos moldes como se encontra, atenta contra a saúde pública, o direito do consumidor, a segurança do trabalho, o direito de vizinhança, o meio ambiente e a dignidade da pessoa humana”. O promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo é o atual titular da Comarca de Governador Nunes Freire.

FONTE:http://g1.globo.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário