Noventa
e duas agências bancárias no estado do Maranhão foram alvos da “Operação
Paciência”, desencadeada pelo Procon-MA e que tem o objetivo de fiscalizar a
qualidade do atendimento ao consumidor de todo o estado. O saldo da ação do
órgão de defesa do consumidor foi à aplicação de R$ 400 mil em multas às
instituições financeiras, no período de janeiro a junho deste ano.
Em
banco em S.J. de Ribamar, equipe
constatou demora na fila de espera e falta de distribuição de senhas (Foto:
Divulgação / Secom)
Este
mês, a operação chegou a 28 agências, sendo 14 em São Luís, quatro em Estreito,
seis em Santa Inês e mais quatro em São José de Ribamar. Já foram fiscalizados
37 bancos em São Luís, dois em Paço do Lumiar, sete em Bacabal, seis em Timon,
cinco em Codó, seis em Caxias, quatro em Estreito, cinco em Açailândia, três em
Imperatriz, três em Itapecuru-Mirim, quatro em Pinheiro, seis em Santa Inês e
quatro em São José de Ribamar.
Entre
as irregularidades mais comuns encontradas pelas equipes de fiscalização do
Procon estão: a demora na fila de espera, falta de distribuição de senhas,
redução do número de caixas para atendimento, consumidores esperando do lado de
fora da agência, banheiro único para homens, mulheres e pessoas com
deficiências físicas; falta de divisórias que separam o consumidor atendido no
caixa dos demais e ausência do painel de senha e da porta giratória e de
assentos para clientes aguardarem o atendimento.
Negociação
Desde
maio, gestores do Procon discutem com as representantes das instituições bancárias soluções para as
principais reclamações dos consumidores.
A iniciativa garantiu a construção de agências novas nos municípios de
Codó e Buriticupu.
Os
representantes das instituições financeiras também deixaram a promessa de que
irão desenvolver melhorias baseadas no mapeamento apresentado pelo Procon para
agilizar o atendimento e evitar filas; além da promessa de melhorar a
infraestrutura, a exemplo da disponibilização de água e banheiros nas agências;
e de fornecer orientação ao cliente, de forma clara, de quais serviços podem
ser realizados nos caixas eletrônicos.
Encontros
periódicos estão sendo realizados para a apresentação de metas, referentes à
melhoria do atendimento bancário. A próxima reunião está marcada para o dia 17
de agosto.
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