Não se assuste se as publicações
no Facebook começarem a serem bombardeadas por carinhas amarelas com nomes
engraçados como “Uau”, “Amei” e “Grr”. A partir desta quarta-feira (24), os
usuários do Facebook no Brasil poderão fazer mais do que “curtir” um post na
rede social . O site começa a liberar as “reações”, botões em forma de emoji
que expressam mais do que só a aprovação do “joinha”.
Em inglês, os cinco novos botões
se chamavam: “Love”, “Haha”, “Wow”, “Sad” e “Angry”. No Brasil, as “reações”
passarão a ser “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”, respectivamente. “As
pessoas vão ao Facebook para compartilhar todo tipo de coisa, coisas que as
deixam felizes, tristes ou bravas”, diz Sammi Krug, gerente de produto do
Facebook, . A novidade será liberada gradualmente.
‘Grr’
Para as novas opções aparecerem,
o usuário tem de manter pressionado o ícone do botão “curtir”. Ao passar o dedo
sobre as imagem, elas interagem, cada um conforme a sua emoção. O “Triste” olha
cabisbaixo e chora enquanto o “Grr”, já vermelho de raiva, mexe a cabeça para o
lado em sinal de desaprovação.
Os novos botões serão usados apenas para avaliar
publicações, ou seja, não poderão ser incluídos em comentários, posts ou em
conversas pelo bate-papo. Dessa forma, não substituirão as outras opções de
imagens animadas do rede.
“Muitas pessoas compartilhavam
com a gente que gostaria de mais formas de se expressarem”, diz Sammy. Ela ecoa
o que disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo da rede social, quando
comentou que a rede social estava trabalhando em opções ao botão “curtir”. “É
importante dar às pessoas mais opções do que apenas o ‘Curtir’ para ajudá-las a
expressar empatia”, disse, reconhecendo que “nem todos os momentos são bons”.
‘Amei’
Lançadas em outubro, as
alternativas ao “curtir” eram testadas em sete países (Espanha, Irlanda, Chile,
Portugal, Filipinas, Japão e Colômbia). Quando surgiram, eram seis e não cinco
“reações”. Antes da expansão mundial, o Facebook eliminou o “Yay”, um emoji com
funções parecidas com as do “Haha”. “Não tinha apelo”, explica Sammy. “Nós
temos uma comunidade global e gostaríamos que todo mundo se sentisse
confortável em usar essas ‘reações’.” O lançamento ocorre para todo o mundo.
Assim como já houve a exclusão de
uma “reação”, a inclusão de novas não é descartada. “Uma vez que o mundo
inteiro tiver acesso, nós vamos aprender como estão usando e vamos procurar as
pessoas e perguntar como podem melhorar”, diz Sammy, comentando que as funções
de um botão “não curti” podem ser desempenhadas pelos novos botões “Triste” e
“Grr”.
Essas duas opções, no entanto,
parecem que não tem tido muita vez. “A reação mais popular no mundo é o
‘Amei’”, conta Sammy.
Nenhum comentário :
Postar um comentário