Não
há discussão: a melhor forma de ter seu aplicativo instalado no maior número de
celulares possível é oferecê-lo gratuitamente. No entanto, um estudo afirma que
a prática pode estar prejudicando os usuários, resultando em queda de
desempenho e duração de bateria e consumindo mais dados da sua franquia.
Os
pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, do Instituto de Tecnologia
de Rochester, ambos dos Estados Unidos e a Queen’s University, do Canadá, dizem
que o impacto dos apps gratuitos é grande. Eles consomem em média 16% mais
bateria que suas contrapartes pagas, 22% mais memória, 56% mais processamento e
impressionantes 79% mais dados.
O
motivo disso são os anúncios. Eles adicionam mais uma camada de informação que tem
que ser processada no hardware do celular, tornando-os mais pesados. Além
disso, eles frequentemente estão coletando outras informações como sua
localização via GPS, o que consome processamento e bateria. Enquanto isso, os
aplicativos pagos em geral dedicam o poder do hardware apenas aos recursos do
app.
Sobre
o consumo de dados, anúncios também precisam ser baixados para que possam ser
exibidos, gastando alguns preciosos kilobytes da sua franquia a cada vez que
eles são exibidos. Isso significa que, sim, o aplicativo gratuito também pode
pesar diretamente no seu bolso.
A
pesquisa foi feita com 21 aplicativos entre mais populares do ano passado,
medindo o efeito em celulares com base em ferramentas de análise instaladas em
um smartphone Galaxy S2, da Samsung.
Nenhum comentário :
Postar um comentário