No
dia em que o boneco inflável do ex-presidente Lula vestido de presidiário
voltou a circular, houve uma batalha em torno do líder petista no Twitter. A
disputa foi entre as hashtags #LulaNuncaMais, que concentrou críticos, e
#LulaForever, com apoiadores. O monitoramento feito com a ferramenta
TwitterReverb, do próprio Twitter, indicou que o texto crítico foi
compartilhado em maior número. Entre 3h e 17h40, foram registradas cerca de
48.000 menções carregando #LulaNuncaMais, contra 17.000 com #LulaForever
(confira na imagem abaixo).
A divisão reflete fielmente rejeição e apoio ao
ex-presidente? Em termos. Por um lado, cada uma das hashtags de fato atraiu
simpatizantes a suas posições - colocadas de forma muito clara. Mas um retrato
mais preciso das conversas ocorridas no serviço de mensagens de 140 caracteres
demanda uma análise mais profunda, que leve em conta, por exemplo, casos em que
os usuários citaram uma hashtag para criticá-la. De qualquer forma, a adesão
dos usuários do Twitter (cerca de 30 milhões de brasileiros, estima-se) às
fileiras antiLula e Lula serve de reflexão. Inclusive para o próprio. (Jadyr
Pavão Júnior)
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