Postagem em destaque

Vamos fazer pilates?

Em Maracaçumé está funcionando o mais atual e eficaz método de tratamento para quem sofre de problemas de coluna ou procura melhorar sua ...

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

48 mil beneficiários do Maranhão tem que provar ao INSS que estão vivos


Pouco mais de 48 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até esta terça-feira (30) para comprovar que estão vivos e renovar senha bancária. O prazo final seria 31 de dezembro, porém, devido ao feriado de Ano Novo as instituições bancárias estarão fechadas.
A chamada prova de vida é um mecanismo que funciona como um recadastramento e evita fraudes, já que impede que a remuneração seja feita em nome de beneficiários falecidos. O Maranhão está entre os dez estados com maior número de beneficiários que ainda precisam renovar a senha – 48.196.
O procedimento é obrigatório, e o aposentado ou pensionista que deixar de fazê-lo terá o pagamento interrompido. No momento de renovação da senha, o beneficiário deve apresentar documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

Os beneficiários que não puderem ir às agências bancárias, por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS, segundo explicou Christiano Carvalho, superintendente regional do Banco do Brasil. “O procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social portando procuração assinada e atestado médico emitido nos últimos 30 dias, além dos documentos de identificação dele e do beneficiário”, disse.
Para quem ainda não está cadastrado a recomendação é de que procure um órgão do INSS local e efetue o cadastramento da procuração. “Por meio do sistema da DataPrev nós trocamos informações, a base é atualizada e ele pode comparecer ao agente pagador para fazer a comprovação de vida”, completou.

Os que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado. Até o dia 15 de dezembro, dos 32 milhões de beneficiários do INSS no país, mais de 30 milhões já haviam realizado a renovação de senha.

Nenhum comentário :

Postar um comentário