Postagem em destaque

Vamos fazer pilates?

Em Maracaçumé está funcionando o mais atual e eficaz método de tratamento para quem sofre de problemas de coluna ou procura melhorar sua ...

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Em 2014, 17 policiais foram assassinados no Maranhão

Enterro do soldado da PM, Clenildo Souza, morto na feira da Liberdade (Foto: Douglas Jr. / O Estado)

Dezessete policiais foram assassinados em 2014 no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) e do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol-MA), levantados pelo G1, nesta terça-feira (12).

O mês de novembro foi considerado o mais violento com o registro de cinco policiais assassinados, sendo quatro da Polícia Militar e um investigador da Polícia Civil. Os dados revelam, também, que o número de assassinato de policiais militares igualou os registros de 2013, quando 15 PM’s foram mortos.


Em relação a Polícia Civil, a estatística da Sinpol-MA mostra que houve uma redução de 50% na quantidade de policiais mortos. Em 2013 foram quatro casos registrados, enquanto este ano apenas dois foram assassinados:  o investigador da Polícia Civil, Desidério Rodrigues, morto durante assalto no mês de novembro; e a escrivã Loane Maranhão Thé,  esfaqueada dentro da delegacia em Caxias-MA.
"Estamos tomando todas as providências e atitudes para que nós possamos colocar essas pessoas na cadeia e darmos a resposta necessário à este caso", diz o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Marcos Affonso Júnior.

A delegada-geral, Cristina Meneses, conta que espera o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público no combate à criminalidade. "Todos aqueles que foram presos e encaminhados às delegacias foram indiciados ou presos em flagrante. Nós precisamos, hoje mais do que nunca, da celeridade do Judiciário para que haja a condenação desses indivíduos e o encarceiramento de todos", conta a delegada-geral da Polícia Civil.

Ao G1, o Coronel do Policiamento Especializado, Ivaldo Barbosa, comentou o fato de todos os policiais militares mortos este ano terem sido assassinados fora de serviço."Quando estamos de serviço dificilmente essas facções entram em combate, pois sabem que estamos bem armados, bem equipados e com boa cobertura. Então eles aproveitam quando estamos de folga e tentam nos pegar na covardia. Mas estamos revendo nossos treinamentos para apoiar ainda mais nosso policial de folga".
Lista de policiais civis mortos em 2014 no MA:
2º Investigador da Polícia Civil, Desidério Rodrigues (São Luís)
1º Escrivã Loane Maranhão Thé (Caxias-MA)
Lista de policiais militares mortos em 2014 no MA:
15º - 07/12 - Sargento Carlos Magno Correa de Sá (São Luís)
14º - 07/12 - Aspirante Sebastião Luís Rocha Neto (São Luís)
13º - 22/11 - Soldado John David Chapuy Araújo (Paço do Lumiar)
12º - 22/11 - Soldado José David Sousa Silva do Vale (Paço do Lumiar)
11º - 19/11 - Cabo Batista (Balsas)*
10º - 01/11 - Soldado Dezilvado Costa dos Santos (São Luís)
9º - 16/10 - Soldado Fredson de Jesus Mendes (São José de Ribamar)
8º - 14/09 - Soldado Clenildo Souza Gomes (São Luís)
7º - 26/08 - Subtenente Emiliano Alves Garcez Júnior (Paço do Lumiar)
6º - 06/07 - Sargento Lima Filho (São Luís)*
5º - 12/04 - Soldado Idelfonso (Imperatriz)*
4º - 05/04 - Cabo Josimar Moraes Lobo (São Luís)
3º - 02/04 - Sargento Francinaldo Ribeiro dos Santos (São Luís)
2º - 08/01 - Soldado Cunha (Caxias)*
1º - 03/01 - Sargento Cezar (São Luís)*

*não consta nos autos da PM, mas foi repassado por policiais militares

Nenhum comentário :

Postar um comentário