A partir de hoje (9), os clientes da
operadora Oi que usarem todo o pacote de internet móvel que foi contratado
terão o serviço de navegação suspenso. A mudança vai valer para clientes dos
planos pré-pago e de controle da operadora. Quem quiser continuar com acesso à
internet, deverá recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote adicional
avulso. Outras operadoras também vão adotar a mudança no sistema ainda este
ano.
A mudança na cobrança da internet após o
fim da franquia foi adotada inicialmente pela operadora Vivo, em novembro.
Antes, quando o cliente atingia o limite da franquia, tinha a velocidade
reduzida, mas não suspensa. Segundo a Oi, o fim da velocidade reduzida, aliada
ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, é uma tendência mundial por
garantir uma melhor experiência de navegação aos usuários de internet móvel.
A partir do dia 28 de dezembro, os
clientes da Claro dos planos pré-pago e controle também terão a internet
bloqueada após atingirem o limite de dados do plano contratado. Para continuar
navegando, os usuários poderão adquirir pacotes adicionais de franquia. A Claro
informou que os clientes já estão sendo informados sobre as novas medidas e avalia
que a mudança visa a permitir que os clientes utilizem seus pacotes de internet
sempre em alta velocidade, sem ter a velocidade de navegação reduzida após o
consumo de sua franquia.
A Vivo, que começou a mudança pelos
estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, vai ampliar a estratégia a
partir do dia 30 de dezembro para os usuários pré-pagos e controle do Acre, do
Amapá, do Amazonas, do Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso,
de Mato Grosso do Sul, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins. A
empresa diz que já avisou aos clientes sobre o ajuste nos planos, que deverá
ser implementado nos próximos meses para os clientes de planos pré-pagos e
controle de outros estados, bem como para os usuários pós-pagos.
A TIM vai adotar o bloqueio do acesso à
internet após o consumo da franquia somente para os clientes que aderirem à
oferta Controle Whatsapp, que garante envio ilimitado de mensagens por meio do
aplicativo. A operadora diz que segue avaliando as diferentes possibilidades e
não prevê qualquer ajuste em seus planos atuais. “Os clientes necessitam de
franquias cada vez maiores e de uma experiência de internet de alta qualidade e
– nesse contexto – o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes
pode criar uma percepção negativa do serviço”, diz a operadora.
Segundo a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel), as regras do setor permitem às empresas adotar
várias modalidades de franquias e de cobranças, mas o Regulamento Geral de
Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações determina que qualquer
alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela
prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.
Nenhum comentário :
Postar um comentário