Postagem em destaque

Vamos fazer pilates?

Em Maracaçumé está funcionando o mais atual e eficaz método de tratamento para quem sofre de problemas de coluna ou procura melhorar sua ...

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Escovação desde cedo garante a saúde bucal das crianças


O dia de João, que tem 1 ano e 6 meses, começa abrindo a torneira do banheiro para escovar os dentes. Este é um hábito saudável que começou bem cedo. O pequeno já tem a própria escova e um banquinho para ficar em frente ao espelho para escovar os dentes sozinho.
O pai, Nay Madson, é ortodontista e aproveitou a profissão para ensinar o filho sobre a importância da escova de dente no dia a dia. “Muita paciência, entrando na brincadeira com ele, sujando, deixando ele se familiarizar com a escova. Agora nós estamos em outra etapa, educando como usar a escova”, disse.


A educação deu certo, João não pode ver uma escova que já quer pegar. Ele  já sabe até colocar o creme dental na escova e faz tudo sorrindo. Os horários da limpeza bucal são os mesmos dos pais: um momento para família toda.
“A gente que passar o hábito e mostrar que nós fazemos para ele ir aprendendo”, contou a mãe de João, Helena Morais.

Mas as crianças que ainda não usam a escova tradicional como João têm outra opção para manter a boca limpinha. É a dedeira. Assim que os dentinhos do Artur, que tem 8 meses surgiram, a mãe comprou logo uma escovinha adaptável.

A ideia de trocar a gaze pela dedeira foi de Irlene Ferreira, a cuidadora do Artur, que é técnica em enfermagem e sabe da importância da higienização bucal. Ele chega na creche às 8 da manhã e sai às 6 da tarde. Por isso, após cada refeição é hora de colocar a dedeira, abrir a boquinha e limpar os dentes.

O Artur já está tão acostumado que nem reclama mais. A dedeira se transformou em uma companheira inseparável que não sai da bolsa. “A partir do momento que começa a nascer o primeiro dentinho a gente já troca da gaze para a dedeira”, explicou Irlene.

Dentes brancos e impecáveis, livres da cárie, é resultado de cuidados que vêm desde criança. Mas, qual é o segredo para ter uma boca saudável? “Escovar os dentinhos, se a criança já tiver dentinhos, antes de dormir”, explicou a ortopediatra Anisia Abdalla.

A cárie todo mundo conhece e que traz muita gente para a cadeira do dentista. O alimento preferido delas é o açúcar. Parece algo simples, mas é uma doença que e pode atingir até os dentes de leite e a única forma de evitar é com a escovação.

“Quando a gente não escova os dentes e deixa sujeira, essa sujeira se decompõe e viram bactérias. Então, escovou e passou o fio dental, dificilmente essa criança vai ter cárie”, disse a ortopediatra.

O indicado é fazer uma visita ao dentista antes do nascimento dos primeiros dentes. A mãe do Gabriel, de 11 meses, Joelma Lopes, fez isso e descobriu que a limpeza deve ser feita com uma gaze e não com uma luvinha.

Faz tempo que o consultório do dentista deixou de ser visto como um vilão. Os consultórios de hoje têm brinquedos logo na entrada e as crianças costumam se divertir. O Lucas, de 9 anos, vem desde pequeno ao dentista e hoje é algo rotineiro. “Desde a primeira experiência a gente vê que não dói, se acostuma e para de ter medo”, disse.

Depois de ficar com a boca limpa, ainda tem o dever de casa: escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e nada de escovar rapinho. Para manter a rotina saudável é preciso além de não ter pressa, escolher uma boa escova. O certo são as escovas com cerdas macias ou extra macias. As escovas duras só danificam a gengiva e desgastam o esmalte dos dentes.

Quanto ao creme dental, o indicado é um que contenha flúor, pois ele protege o esmalte dos dentes prevenindo a perda de sais minerais, fator que possibilita a entrada de bactérias responsáveis pelas cáries.

Veja outras dicas da ortopediatra Anísia Abdala:
- Antes do nascimento dos dentinhos, a boca do bebê deve ser limpa com uma gaze enrolada no dedo do adulto. O correto é molhar a gaze com água filtrada e fazer movimentos circulares na gengiva, nas bochechas e na língua.
- Quando nascem os primeiros dentes, a gaze pode ser substituída por uma dedeira.
- Na hora de escolher a escova de dente, deve-se procurar uma escova com cerdas macias e que tenha a indicação na embalagem da faixa etária adequada.
- A escova deve ser trocada de três em três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas.
- A escova deve ser guardada em local limpo e seco. E pode ser lavada uma vez por semana com detergente neutro.
- A escovação deve ser feita após todas as refeições. O fio dental deve ser usado pelo menos uma vez por dia.

- A criança deve ser incentivada a escovar os próprios dentes, mas pelo menos uma vez por dia, um adulto deve fazer a escovação completa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário